Soluções adotadas possibilitaram o uso eficiente do tempo operacional e precisão no atendimento
São Paulo, abril de 2024 – O Banco Inter, conhecido por sua liderança em inovação e excelência no setor financeiro, contava com um volume alto de solicitações de informações por meio de ofícios. Essa demanda exigia uma equipe dedicada a realizar as operações de forma manual, buscando soluções que otimizassem os processos.
Para superar esses obstáculos, o Banco Inter estabeleceu uma parceria estratégica com a Intelligenti, empresa do Grupo Stefanini especializada em soluções inovadoras para a área jurídica. Juntos, implementaram melhorias no processo de recebimento e atendimento de ofícios. Isso envolveu o redesenho e a automação da esteira de atendimento, a criação de fluxos internos para otimizar o controle e a coordenação das atividades, o desenvolvimento de um dashboard gerencial para monitorar o desempenho e, essencialmente, a implementação de inteligência artificial (IA) generativa para realizar a leitura e resposta automática de ofícios.
Com a implementação das automações, houve uma diminuição operacional significativa, resultando em uma redução de 75,56% no tempo de realização da demanda, uma vez que as tarefas automatizadas permitiram realizar o trabalho de forma rápida e eficiente. Além disso, obteve uma redução de 45% na quantidade de reiterações das comunicações relacionadas ao atendimento dos ofícios.
Anteriormente, devido ao processo manual e à falta de automação, algumas respostas aos ofícios não chegavam a ser tão precisas e o tempo de reposta não era o que a Instituição entendia como o mais adequado. No entanto, com a implantação das automações e a adoção da IA, o Banco Inter conseguiu elevar o nível de serviço entre a instituição e os órgãos solicitantes. Isso incluiu o cumprimento dos prazos de resposta estabelecidos no SLA (Service Level Agreement) e a melhoria na qualidade das informações fornecidas. Essa agilidade e precisão na resposta podem ser de grande auxílio para entidades e profissionais como juízes e delegados, evitando a demora em investigações e garantindo o cumprimento adequado das ordens emitidas, o que tem impacto direto na vida das pessoas envolvidas nos processos jurídicos.
Olhando para o futuro, a parceria entre o Banco Inter e a Intelligenti Stefanini pretende explorar novas funcionalidades e tecnologias. Daniel Parra, CEO da Intelligenti, destaca a expansão das automações implementadas para outras áreas do cliente como uma das prioridades. “Queremos aumentar a eficiência operacional em diversos processos além do atendimento de ofícios, abrangendo outras demandas e tarefas que podem se beneficiar da automação inteligente via inteligência artificial generativa e tecnologias próprias de OCR”, completa o executivo.
Sobre a Intelligenti Stefanini
A Intelligenti é uma empresa líder em soluções inovadoras para a área jurídica, parte integrante do Grupo Stefanini. Com uma expertise consolidada em tecnologia e conhecimento das demandas legais, a Intelligenti oferece soluções personalizadas e de alto desempenho para empresas e instituições que buscam otimizar seus processos jurídicos e operacionais.
Sobre a Stefanini
A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 36 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com 38 mil funcionários, a Stefanini é apontada como empresa brasileira que mais cria valor internacional, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC). Para mais informações, clique aqui.